segunda-feira, 10 de abril de 2017

Um mundo que caiu.

Resultado de imagem para dias de abandono elena ferrante

 "Eu gostava da luz, gostava do ar entre as ripas. Eu queria escrever histórias cheias de correntes de ar, raios filtrados pelos quais dança o pó. E depois eu amava a escrita de quem te faz olhar para baixo de cada linha deixando sentir a vertigem da profundidade, a escuridão do inferno." (pos. 226 a 227)

Em meados de março, li, em formato ebook, o sofrido "Dias de Abandono", da mais nova coqueluche das prateleiras destacadas das livrarias: Elena Ferrante que, para quem não sabe, é um pseudônimo de uma escritora italiana que mantém, sob uma aura do mais absoluto mistério, em segredo a sua identidade. 
Confesso que toda essa atmosfera de sigilo sobre a identidade de Elena Ferrante me levou a questionar se essa seria a razão para tanta comoção sobre os livros desta escritora. Contudo, com a leitura do "Dias de Abandono" e do maravilhoso "A Filha Perdida", constatei que esse recente sucesso no Brasil não é em vão!

Pois bem.


Falando sobre o livro, tem-se que o texto do "Dias de Abandono" é narrado em primeira pessoa e totalmente sob a perspectiva de Olga, uma mulher italiana típica, perdidamente apaixonada pelo marido Mário, uma boa mãe para seus rebentos Ilária e Gianni e, na medida do possível, uma dona razoável para o cão Otto.

Nesse cenário, apenas com a apresentação do círculo familiar da personagem central do livro, é possível imaginar que ela vive uma existência feminina plena, gozando de uma vida que poderia ser chamada de "comercial de margarina". Entretanto, em mais um dia comum de felicidade, o mundo de Olga caiu por meio de um intempestivo anúncio de divórcio:

"Uma tarde de abril, logo após o almoço, meu marido me comunicou que queria me deixar. Fez isso enquanto tirávamos a mesa, as crianças brigavam como sempre no outro cômodo, o cachorro sonhava resmungando ao lado do aquecedor. Disse-me que estava confuso, que vivia maus momentos de cansaço, de insatisfação, talvez de covardia. Falou por muito tempo dos nossos quinze anos casados, dos filhos, e admitiu que não tinha que reclamar nem deles nem de mim. Manteve a compostura de sempre, contendo um gesto de excesso com a mão direita quando me explicou com uma careta infantil que vozes leves, certo sussurro, o levavam para outro lugar. Depois assumiu a culpa de tudo que estava acontecendo e fechou com cuidado a porta atrás de si, deixando-me como uma pedra ao lado da pia." (pos. 57 a 60)

E assim começa, de maneira abrupta, o texto de Elena Ferrante. Nas páginas seguintes, acompanhamos como Olga lida com a dor do abandono, sofrimento este que extrapola as raias da mera tristeza e traz sintomas de dor física à mulher deixada pelo marido.

Elena, neste livro em particular, consegue, induzir o leitor a realmente se colocar no lugar de Olga e com isso sentir toda a intempérie de sentimentos suportada pela personagem.

Nessa catarse criada por meio do texto de Elena, eu que nunca vivenciei, enquanto esposa de alguém, a sensação de abandono trazida pela simples menção à palavra divórcio, consegui imaginar e sentir a dor de vivenciar o fim de uma união, ainda que haja algum consenso no final. "Dias de Abandono", em verdade, permitiu-me experimentar a sensação de frustração e raiva vivenciada por Olga e Mário em vista da relação que não foi a frente.

E se não fosse suficiente o drama do divórcio, o "Dias de Abandono" vai mais além, pois Elena Ferrante cria e narra todo um cenário de enfrentamento do divórcio pelos filhos do ex-casal, delineando uma breve ilustração sobre o tema alienação parental e sobre as pequenas chantagens emocionais feitas por crianças cujos pais se separaram e, quem sabem, já arranjaram novos companheiros.

Esta obra de Elena, além da catarse, permite ao leitor construir/identificar uma relação entre o sofrimento descritivo de Olga - a "pobre coitada" abandonada pelo marido - e as musas e compositoras de "canções de fossa" famosas. Particularmente, a cada virada de página, e cada lágrima/grito/ferida de Olga, vinha a minha mente a famosa "Meu mundo caiu", da cantora Maysa:

"Meu mundo caiu
E me fez ficar assim
Você conseguiu
E agora diz que tem pena de mim
Não sei se me explico bem
Eu nada pedi
Nem a você nem a ninguém
Não fui eu que caí
Sei que você me entendeu
Sei também que não vai se importar
Se meu mundo caiu
Eu que aprenda a levantar
"

A fim de evitar dar grandes spoilers sobre o livro, basta encerrar comentando que "Dias de Abandono" é um livro para ser vivido e sentido até a última página. Simples assim.

2 comentários:

  1. Esse deve ser um livro realmente doído e pra sentir na pele.
    É uma história tão comum aos nossos olhos, porém, bastante devastadora. Um livro que se propõe transferir sentimentos, é não só uma obra, mas também um presente.
    Não li ainda o livro, porém este trechinho me fez pensar na Clarice Lispector e sua transparência.
    Beijos, Nat!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Elena Ferrante tem um quê de Clarisse Lispector e também é o tipo de autora para se ler quando as emoções estão serenas, pois as tintas fortes trazidas nas narrativas dessas autoras podem, sem sombra de dúvida, levar o leitor a lugares emocionais nem sempre agradáveis. Adorei sua observação: "Um livro que se propõe transferir sentimentos, é não só uma obra, mas também um presente".

      Excluir